quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Paisagem

Noutro dia fui ao Algarve. Mais exactamente no pretérito dia 25, dia de Natal, pois as obrigações ...são obrigações. À vinda e como havia pouco trânsito e o tempo até nem estava nada mau, para a época do ano, fui almoçar a Canal Caveira, não comer o Cozido à Portuguesa como poderão estar logo a pensar mas sim, um Bacalhau com todos!
Resolvi, então, continuar o caminho pela EN 5, pois não tinha pressa e assim já poupava em portagens para compensar o almocito que até foi em conta. Isto da crise é bom começar a poupar e, andar nas autoestradas começa a ser questionável...
Outra das razões porque resolvi regressar pela estrada normal foi o poder passar junto a Alcácer do Sal e fotografar alguns ninhos de cegonhas que abundam por aquelas paragens, principalmente um deles (que aqui não vou colocar, e mais tarde explicarei porquê), que se encontra há uma série de anos (pelo menos 4 ou 5 que me recorde) numa das placas toponímicas da estrada e que eu ansiava fotografar. Tive sorte pois até lá estava a Cegonha, ou Cegonho, não sei qual dos dois pudesse ser.
E porquê tudo isto?
Não sei se já repararam que ao circularmos nas autoestradas cada vez nos encontramos mais emparedados (ou será empaineleirados?) com aqueles painéis horrorosos que agoram colocam por tudo e por nada e sem nenhuma preocupação estética, como há nas estradas francesas por exemplo! Qualquer dia nem o cocuruto das árvores se consegue ver! Mas, como não posso parar nas ditas vias, não pude fazer uma fotografia para ilustrar esta enormidade de atentado ao meio ambiente pois, a poluição visual também é poluição!


Assim, deixo-vos esta fotografia, como contraste, em que se pode ver que os postes dos fios eléctricos que acompanham a estrada estão encimados por ninhos de cegonhas, o que torna bem bucólica a paisagem e muito mais bonita e interessante. Só tive pena de não estar munido de tele-objectiva para vos poder mostrar um pouco melhor a beleza dos ninhos mas, creio que assim já fica o apetite para uma eventual passagem pelo local.

1 comentário: