terça-feira, 1 de março de 2011

Ainda a Energia


Com a escalada dos preços do Petróleo que se está a verificar, devido aos acontecimentos no Médio Oriente, cada vez mais se torna necessário equacionar todo o problema das diversas formas de Energia.
Eu sei que devem estar a aparecer os grandes defensores da Energia Nuclear, não tarda mesmo nada!
Mas cá por mim, só em último recurso eu conseguirei aceitar a construção de uma central deste tipo pois, por muito que me tentem continuar a vender, os perigos são imensos quer na sua utilização/controle, quer no destino a dar aos resíduos utilizados.
Além do mais, eu tenho uma empregada Ucraniana que tem uma filha vítima de Chernobyl....e vejo bem o que isso representa.
Por isso, sou acérrimo defensor das Energias Limpas e devemos acelerar a sua implementação com prioridade absoluta sobre o resto.
Já imaginaram a vida sem Electricidade?
Neste momento, até a barragem em tempos prevista para Foz-Côa deve ser repensada. As célebres gravuras até podem ser ou preservadas debaixo de água ou serem cortadas da rocha (tipo do que se fez há largos anos em Abu Simbel no Egipto com a barragem de Assuão) e colocadas no Museu já construído, ou mesmo recriar-se um outro espaço para as colocar, como fizeram os espanhõis com as grutas de Altamira ou os franceses com as Grutas de Lascaux.
A fotografia da imagem é a da Central de Setúbal que julgo ser uma das de ciclo combinado, de combustíveis fósseis, importados e que por isso nos vão custando os olhos da cara, sem falar na dependência de terceiros a que isto nos conduz!
Apostemos nas alternativas...já!

Sem comentários:

Enviar um comentário