quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O preço da Liberdade

A história dos Burgueses de Calais e a sua abnegação em defesa da sua cidade, foi um episódio da História de França que sempre me marcou.
Na verdade, aqueles homens tinham o sentido do dever e da honra e, acima de tudo, tinham o amor à sua terra e, a ela tudo sacrificariam, inclusivé as próprias vidas.
Penso que no mundo actual, onde os valores estão tão ausentes e deturpados, onde o egoísmo impera bem como os demais defeitos do ser humano, mais me lembro deste tipo de gestos que calam tão fundo.
Em Londres, nos jardins junto às Casas do Parlamento, no lado oposto ao do Big Ben, podemos admirar a estátua que os representa, forjada no bronze (julgo eu) por esse enorme artista que foi Auguste Rodin. Só de a olharmos ficamos estarrecidos, parece que tem vida e nela podemos sentir a angústia e o sofrimento psicológico destes bravos Burgueses de Calais.

1 comentário:

  1. Difícil foi gravar na memória tudo o que conseguimos ver em dia e meio. Ainda bem que há fotografias!!!!! Vejo agora melhor a "angústia e o sofrimento" do que lá, tão embevecida que estava com o Tamisa ali ao pé, o Big Ben a dois passos e o Big Eye a desafiar-me. Vamos lá outra vez?!

    ResponderEliminar