sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O medo e a Coragem

Terminou em bem a odisseia dos mineiros chilenos da mina de S. José! Todo o mundo teve possibilidade de ver em directo, o último episódio desta saga verdadeiramente inimaginável por que passaram os 33 mineiros, que agora são tratados como verdadeiros heróis e, bem o merecem!
Não consigo imaginar o medo, o terror e o pânico, por que terão passado, principalmente naqueles primeiros 17 dias em que estiveram completamente isolados do mundo, sem ninguém saber sequer se eles teriam sobrevivido à derrocada da mina.
Com certeza que viveram momentos muito dramáticos até ao aparecimento da ténue esperança de salvamento quando conseguiram cantactar com o exterior. Como deve ter sido difícil impôr a disciplina neste grupo de pessoas encurraladas, como deve ter sido difícil evitar motins e revoltas por causa da escassez gritante dos alimentos e da água, como deve ter sido difícil tudo! Não consigo imaginar.
Os 32 mineiros deven estar eternamente gratos ao seu companheiro Luís, o Chefe de Turno, que parece ter sido o Grande Homem do momento, aquele que com o seu exemplo e autoridade, conseguiu que chegassem todos vivos ao fim desta enorme provação!
De facto, parece que de vez em quando aparecem pessoas predestinadas que nos fazem crer que haverá um mundo melhor ...amanhã!
 Esta história fez-me recordar esta outra, de que vos falo agora, a história do "Náufrago Voluntário", o médico Alain Bombard, que no ano de 1951 entre 18 de Outubro e 22 de Dezembro, resolveu atravessar o Oceano Atlântico, sózinho, numa jangada, sem qualquer auxílio nem de comida nem tão pouco de água potável, vivendo apenas do que o Mar lhe dava e bebendo a água do Mar em pequenos goles! Tudo isto para conseguir provar que era possível a sobrevivência de muitos náufragos durante vários dias pois, nessa época, hvia cerca de 50.000 mortes anuais por naufrágios!
A única diferença prende-se com a atitude: aqui ele foi voluntáriamente correr um risco de vida, no caso dos mineiros não houve voluntários. Mas entre o medo de se morrer ou por afogamento ou por fome e sede no fundo de uma mina...venha o diabo e escolha!
Por isso vos deixo esta imagem da capa do saudoso Cavaleiro Andante, que bem contribuíu para a cultura dos jovens do meu tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário