quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os Grafitis (1)

O fenómeno dos Grafitis, pelo menos pelo que eu me apercebi aqui em Portugal, parece ter despertado a seguir ao 25 de Abril de 1974. Quem, que viveu esses tempos, não se lembra de autênticas obras de arte que enchiam os muros das nossas terras?
Havia mesmo uma "escola" de verdadeiros pintores de grafitis, principalmente de índole política e agregada aos militantes do MRPP.
Também começaram a aparecer um outro tipo de grafitis, só com frases e símbolos simples e estilizados, estes mais ligados aos Anarquistas e que tentavam deste modo transmitir as suas mensagens.
Lembro-me de ver diversas frases escritas nas paredes como:
"Nem mais um soldado para Angola"; "Cada deputado eleito pela AOC é um espinho encravado na garganta do Cunhal"; "Abaixo a reacção", etc.
Mais tarde, com o arrefecer dos tempos do PREC, começaram a surgir dois outros tipos de grafitis: uns que tentavam e muitas vezes conseguiam reproduzir imagens e jogos de cores bem bonitos, mais ligados aos movimentos de emigrantes de 2ª geração, principalmente os oriundos de África e, outros, que nem sei se se podem considerar grafitis pois além de não terem qualquer estética, são muitas vezes obscenos e nada respeitam quanto aos locais onde são colocados, desde vidros de montras de lojas, a tudo o que seja parede de um prédio, até passando pelos muros dos cemitérios e pelas fachadas das Igrejas, enfim tudo vale para os autores destes últimos.
Comecei a fotografar alguns Grafitis que irei publicando aqui neste meu espaço. Hoje escolhi esta velha casa abandonada, mesmo em ruína mas que na parede junto à janela tem um desenho engraçado, que faz lembrar os motivos africanos da minha terra natal e que por isso escolhi para inaugurar esta rubrica.

1 comentário:

  1. O meu comentário voou... É uma injustiça. Vou tentar refazê-lo.
    Esta realidade apesar de "ruinosa" é fotogénica. Na realidade propriamente dita, sente-se o abandono, a solidão a que foi votada o que antes terá sido, sem dúvida, uma casa de habitação. Mesmo assim, a cair, inspirou alguém que a embelezou...
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar