sábado, 8 de setembro de 2012

O TRIUNFO DOS PORCOS




Não posso passar indiferente em relação à comunicação ontem feita ao País, pelo Primeiro Ministro (será que o devo assim designar?). Veio-me imediatamente à lembrança a brilhante obre do escritor inglês George Orwell que dá o título a este crónica. A actualidade deste texto é deveras impressionante!
“TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS”, escrevia-se e propalava-se aos quatro ventos na Quinta em que os animais mandavam. Mas, passado algum tempo a frase começou a ser modificada para “TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, mas há uns que são mais iguais que os outros”! Pois bem, é mesmo nesta fase que se encontra o País. Se não vejamos:
- Os porcos tomaram conta do poder, por via eleitoral, prometendo mundos e fundos. Também aqui se prometeu tudo e mais alguma coisa, não se aumentariam impostos, mexer nos subsídios de Férias e de Natal nem pensar, compadrios em colocações de boys e girls era impensável, cortar gorduras do Estado era obrigatório, etc, etc.
- Os porcos modificaram a regra, acrescentando-lhe: “há uns que são mais iguais do que outros”. Também aqui se verifica o mesmo fenómeno já que os impostos e os impostos camuflados com outras designações se dirigem para as classes trabalhadoras e não para o capital que, pelo contrário, ainda mais engorda à custa de quem trabalha. Os direitos laborais que custaram tanto sangue por esse mundo fora, foram rasgados e espezinhados sempre em proveito dos mesmos senhores.
- Na Quinta dos Animais começaram a enviar para os matadouros os animais que ousavam contestar os porcos. Também aqui se começou a ameaçar quem discordava ou era incómodo (ver os casos Ministro da Propaganda/Público; Despedimeto do Jornalista da RDP) e a enviar os trabalhadores ou para a emigração ou para o desemprego que em termos de perspectiva chega a ser uma morte anunciada.
- Na Quinta usufruia-se de enormes mordomias em toda a classe dominante. Também aqui vemos todos os dias as notícias do despesismo da Presidência da República, da Assembleia da República (com os cortes salariais dos Deputados estes ficaram a ganhar mais do que antes!), do Governo que se enxameou de consultores numa promiscuidade de interesses, ganhando chorudos ordenados que nem os Professores Catedráticos auferem!
Apenas alguns exemplos da comparação com “The Animal Farm” servem perfeitamente para ilustrar esta desgraça. Só espero que possa aparecer rapidamente um surto de Peste Suína Africana para ver se nos conseguimos livrar desta cáfila de...porcos!           

Sem comentários:

Enviar um comentário