segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A RESPONSABILIDADE DOS IRRESPONSÁVEIS



(Fotografia tirada de "Eu sou Português")

Portugal deve ser de facto um País “sui generis” e portanto inovador. De há uns anos a esta parte comecei a assistir a um discurso que primeiramente era apenas usado pelos irresponsáveis desportivos de todos os clubes e de todas as modalidades, que pelos vistos virou moda e agarrou-se que nem uma lapa aos irresponsáveis políticos.
Assim, fui vendo, principalmente na classe dos treinadores e dirigentes do futebol caseiro, bem como nos representantes do Comité Olímpico Nacional o discurso-chave por eles descoberto quando os resultados desportivos esperados não só não correspondiam ao anunciado como se agravavam com o decorrer do tempo: “Eu assumo toda a responsabilidade” ou então “Eu sou o único responsável”, ou outras fórmulas parecidas.
E dei comigo a questionar-me o que resultaria dessa nobre assunção da Responsabilidade pelos fracassos, frustrações e prejuízos de que eles próprios se assumiam como responsáveis. Em vão consegui chegar a alguma conclusão lógica que pudesse ser sustentada por algum exemplo anterior que pudesse iluminar o meu pensamento mas, nem pensar em tal!
Em todos os casos em que ouvi as declarações referidas, nada aconteceu. Ficou tudo na mesma. Muitos dos intervenientes voltaram mais tarde a repetir as mesmas declarações a propósito de novos desaires e, mais uma vez, ficaram-se pelas declarações sem qualquer consequência.
Ora bem, como disse atrás esta moda pegou-se, e de que maneira aos políticos, e agora sim, com mais gravidade pois mexe com todos nós.
Eu supunha que quando alguém assumia a responsabilidade de um acto falhado estaria, ele próprio, a aceitar o veredicto de culpa e, nessa conformidade, o mínimo que poderia fazer, seria apresentar a demissão do lugar ocupado ou, se o grau de culpa pudesse ter atenuantes, pagar uma penalização que fosse pecuniária, já que dificilmente se poderia arranjar mais algum tipo de sanção.
Mas não. Tudo continua na mesma e…siga o baile! E ai de quem se atreva a sugerir, quanto mais a exigir, a demissão destes incompetentes! Aqui d'el-rei porque isto e porque aquilo, pois o objectivo des Irresponsáveis é poderem alegar que foram postos fora e por isso terem direito a chorudas indeminizações.
Ainda há dias vimos na televisão o Ministro Vítor Gaspar assumir que a responsabilidade do fracasso do cumprimento das metas orçamentais é só dele mas, que consequências daí advêm? O que se está a ver é que ele continua alegremente em funções sem nada lhe acontecer e quem vai pagar a sua incompetência e irresponsabilidade é mais uma vez o Povo Português!
Estamos mesmo entregues a Irresponsáveis sem qualquer Responsabilidade!

1 comentário:

  1. O Gaspar não se demite, porque a maratona ainda não acabou e ele é um corredor de fundo. Resiste, porque se alimenta, diáriamente, ao almoço e ao jantar, com suculentos "gaspassos" confecionados por ele próprio e temperados, sábiamente, pelo chefe da cozinha dele. E é no seu próprio quintal que colhe os tomates, os nabos, as nabiças e outros vegetais que por lá crescem espontâneamente. Embora cada vez cresçam menos e os que ainda há estão a ficar secos e mirrados ...

    ResponderEliminar