terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um curso de fotografia

Resolvi inscrever-me num Curso de Fotografia para aprender a usar e a tirar o melhor partido possível das novas potencialidades da fotografia digital. Inscrevi-me então num curso da ArtmanWorks sobre os fundamentos da fotografia digital bem como do tratamento de fotografias em programas de edição.
Agora que vou a meio do curso, posso constatar o novo mundo que se abriu à minha frente pois, isto da fotografia digital é mesmo apaixonante. O nosso "professor" (ele não gosta de assim ser tratado) é o Artur Nogueira, homem simpático e bem disposto, com muita paciência para um nabo como eu e que parece ser uma enciclopédia ambulante no que toca à arte da fotografia digital.
No sábado passado tivémos um dia preenchido com uma sessão de práctica, que ocorreu na bonita Baixa de Lisboa e até parece que o tempo foi encomendado de propósito pois, além de períodos de Sol radioso, como aconteceu durante a manhã e à hora do almoço, apareceram nuvens e bem escuras, que nos permitiram toda uma série de experiências fotográficas bem interessantes.
Aqui ao lado, tenho uma das fotografias que tirei ao Arco da Rua Augusta, visto de baixo. Pena não estar correctamente centrada mas, com tanta gente a passar, por vezes torna-se difíocil porque não estamos descontraídos o suficiente para que possamos estar com atenção a todos os pormenores.
Esta fotografia também foi por mim ajeitada mo programa Light Zone, em termos de luminosidade e contraste para dela se poder tirar o efeito mais real que observei na altura.
Espero que gostem de uma perspectiva que nem todos conhecen até porque há que evitar os torcicolos de ficar muito tempo a olhar para cima.
Prometo voltar com mais fotos, até porque, mesmo após o curso terminado, o Artur já disse que teremos de publicar regularmente fotos em blogues próprios para que ele possa ver a nossa evolução e desse modo, outorgar-nos um diploma do curso com a certeza de que valeu a pena o esforço despendido.

2 comentários:

  1. Para um perfeccionista como tu... é preciso que o Prof tenha mesmo muita paciência...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quem deseja tirar um curso de fotografia é sábio; aprecia de perto e com maior maturidade o que passa despercebido aos outros. A fotografia não mente e ajuda captar pormenores que nos escapam aos nossos olhos. Parabéns pela escolha do curso.

    ResponderEliminar