segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Terra da Utopia 2


Hoje escrevo um segundo episódio sobre este tema e, para não variar, aqui vos deixo a capa do DVD do filme "Um Homem para a Eternidade! (A Man for all seasons), interpretado magistralmente por Paul Scofield, o primeiro filme que fez e que lhe valeu de imediato um Óscar para a melhor interpretação masculina, a biografia de Thomas More.
Os exemplos contrários ao sentido da Vida defendidos por Thomas More, continuam a suceder-se em catadupa, uns atrás dos outros. Já depois de ter escrito o episódio 1, ouvi na TSF uma nota, notícia ou crónica, já não sei bem o quê, que relatava o seguinte: segundo informações dimanadas da CMVM, havia pelo menos trinta pessoas que ocupavam mil cargos em diversas empresas privadas ou seja, uma média superior a 33 lugares por cada indivíduo!!! Ora, como estes lugares são sempre bem remunerados, imagine-se o regabofe que por aí grassa.
Mas, para acrescentar a esta vergonha, estes senhores não se coibem de aparecer em público a emitir doutas opiniões sobre a falta de competitividade do mercado de trabalho porque os trabalhadores trabalham pouco tempo (uma média nacional de 39 horas/semanais), ganham muito (uma média nacional de 750E/mês para quem tem a sorte de estar empregado) e que por tais motivos, é necessário alterar as leis laborais no sentido de ser mais fácil o despedimento individual bem como reduzir as indeminizações devidas e se possível pagas, pelo menos em parte, por um fundo a criar com dinheiros descontados dos próprios trabalhadores! Nem mais!
Pois são estes seres abjectos (não podem ter outra classificação) quem comanda os destinos de milhões de pessoas em todo o mundo, já que esta cartilha parece ser universal, até um dia...e depois, espero que não digam que "hay brujas"...
Como outro exemplo desta vergonha: uma vez tive de ir a uma assembleia-geral de um organismo público já que tinha aí lugar por inerência de funções que exercia na altura e, a presidir à reunião, estava uma figura pública bem conhecida que dizia em tom de brincadeira que, esta reunião era das que mais facilmente se levava em comparação com as outras mais dezassete a que presidia! Mas o mais espantoso é que se tratava de uma pessoa que fez votos perpétuos de pobreza, visto pertencer a uma Ordem Religiosa que a isso obriga! Claro que ele provavelmente nada receberia mas, a instituição a que pertence, receberia de certeza pois só assim será possível andar em BMW do último modelo, ir a tudo o que é recepção de vernissage social, etc,etc. E depois...prega-se a moral para os outros!
Enfim, qualquer dia sou acusado de ser um perigoso agitador feito com alguma seita especial:-)))

Sem comentários:

Enviar um comentário