domingo, 5 de fevereiro de 2017


AFINAL,QUEM QUER A DEMOCRACIA?


O tempo voa e agora reparei que já não escrevia no meu blogue desde 2014! Mas, com a eleição de Trump e a consequente acção política (?) por ele desenvolvida, apeteceu-me escrever algumas linhas sobre este tema que se está a tornar deveras preocupante. E está a tornar-se preocupante porque os Estados Unidos da América têm desempenhado um papel no mundo de repositório de valores que, jugava eu, já estarem assumidos e interiorizados pela maioria das populações dos países que compõem este nosso mundo.
Mas, afinal, enganei-me. E este engano deixa-me bem apreensivo quanto ao futuro deste nosso planeta Terra. Sim, porque é da vida deste planeta que se trata. Se não, vejamos:
1 – Partindo do princípio enunciado por Winston Churchill em que todos os sistemas políticos são maus mas, a democracia é o menos mau de todos eles, vamos constatando que cada vez mais pessoas se afastam dos valores democráticos e procuram refúgio em seguir um qualquer caudilho que lhe prometa o paraíso terráqueo não importando mesmo que se sacrifiquem as causas nobres da humanidade. (Veja-se o exemplo daquele deputado conservador inglês defensor acérrimo do brexit com o argumento de que a Inglaterra deveria controlar as suas fronteiras e que ficou estupefacto por não poder entrar nos USA por ser de origem de um país da lista negra de Trump).
2 – O ressurgimento de movimentos populistas cada vez mais fortes em toda a Europa que pretendem alterar leis e comportamentos com base em preconceitos quer ideológicos, quer raciais, quer religiosos. Alterações essas que têm acolhimento junto de muita gente, não cuidando essas pessoas de pensar que os regimes ditatoriais nasceram exactamente assim e deram no que deram.
3 – Constatar que a maioria da população do mundo não vive em regimes democráticos. Vidé os exemplos dos países árabes e africanos, a China e a Coreia do Norte, a Rússia e as repúblicas do Cáucaso, a maioria dos países da América do Sul.
4 – E agora, até os Estados Unidos caminham fortemente nessa direcção, não respeitando regras e tentando afastar quem as procura defender, insultando tudo e todos, deturpando a realidade e tentando arranjar um ministério da propaganda (onde é que eu já vi isto?).
5 – Para ajudar ao quadro, não nos podemos esquecer que à medida que a instabilidade e os conflitos vão aumentando, maior se torna o perigo para todos pois há alguém que tem o poder de carregar num botão e que esse alguém poderá pensar que chegou a hora da redenção e que é preciso limpar o mundo dos pecados dos homens…
6 – Por isso eu pergunto: “Afinal quem quer a Democracia?” Já que a sua implementação e fortalecimento é a única defesa que temos contra os “iluminados” e que poderá satisfazer a Humanidade. Eu por mim já decidi e por isso gostaria de poder contemplar a beleza do mar como os pássaros livres que escolhi para a fotografia que abre este artigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário