segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Sr. Oliveira da Figueira

Este personagem criado pelo enorme autor belga que foi Hergé (de seu verdadeiro nome Georges Rémy), o pai do Tintin, é pois, como o nome indica um cidadão português! Ora bem, este indivíduo nasceu nos primórdios do século XX, o que quer dizer que já nessa época os portugueses não eram muito bem vistos por essa Europa fora. Hergé (que diga-se em abono da verdade, era um pouco xenófobo e racista) conseguiu captar alguns dos traços típicos do que ainda hoje são muitos de nós.


Continuando a caracterização do Sr. Oliveira da Figueira (podem ver na filactera que o nome não é traduzido), é um sujeito que se encontra em toda a parte do mundo, negociando em qualquer coisa, dando-se com Deus e com o Diabo, sabedor de todas as matreirices para estar sempre de bem com a situação e aproveitando-se de tudo para benefício próprio, sem nada retribuir à comunidade onde se encontra. É este o carácter deste senhor. Mas pergunto eu? E será que a figura não está muito bem caracterizada por mais que nos possa chocar?
Tenho lido sistematicamente opiniões expressas tanto em órgãos de comunicação social como no facebook, no sentido da crítica costumeira: malandros, gatunos, parasitas, onde vamos parar com estas gentes, etc, etc. Só que, alguns dos autores destes assanhados discursos, são pessoas ainda piores do que o Sr. Oliveira da Figueira, pois que também como ele fogem aos impostos argumentando que ladrão que rouba a ladrão, nunca trabalharam na vida ou se o fizeram foi durante muito pouco tempo e portanto nada deram à sociedade mas, quem os ouvir falar...até parece que têm razão!
Isto faz-me também recordar uma história por mim presenciada nos anos do PREC, no Serviço de Urgência do Hospital de S.José em que o chefe dos maqueiros, conotado com o MRPP, se dirigiu ao então Chefe da equipa de banco e o questionou por levar muito dinheiro nas suas consultas de clínica privada. O Chefe de equipa, conotado com o MDP/CDE respondeu-lhe: levo dinheiro aos ricos para fazer justiça social e levo dinheiro aos pobres para lhes acirrar a raiva contra os ricos! Resumindo: ganhava sempre! Aí temos outro Sr. Oliveira da Figueira!

3 comentários:

  1. E o que havemos de fazer, nós, o povo, para não cairmos nas más graças de quem que junta a matreirice a algum poder? Nada!!!! Isto é que custa! Beijinhos, marido!

    ResponderEliminar
  2. Ora cá está uma opinião que eu subscrevo,malgré a minha ignorância relativamente ao sr Oliveira da Figueira.E pensar que li alguns dos livros do TIM-TIM...Já aprendi alguma coisa!
    Um abraço
    ana

    ResponderEliminar
  3. Alô Jorge e bem vindo a bordo.
    Fiz um longo e penso que interessante comentário sobre o Hergé, o Oliveira da Figueira e muitas outras personagens dos seus álbuns (que li todos...) e... por razões que não vislumbro, se perdeu. Escrevi, escrevi e o comentário vanished, up in smoke :(((

    Mas sempre fica aqui o link de um post que eu já tinha feito em 2004 sobre o Oliveira da Figueira. É só clicares.

    http://espumadamente.blogspot.com/2004/09/oliveira-da-figueira.html

    Um abraço, tenho pena de ter perdido o comentário, mas não vou ser capaz de reproduzir o que escrevi antes :(((

    ResponderEliminar