quinta-feira, 21 de julho de 2011

Politicamente Incorrecto (3)

Fundação Calouste Gulbenkian

FUNDAÇÕES E ORGANISMOS AFINS

 Tenho a impressão que Portugal deve ser o país onde haverá  mais Fundações e Institutos por metro quadrado do que em outro lado qualquer. Mas afinal para que poderão servir estas instituições? Em princípio, têm duas origens distintas: umas são públicas e outras são privadas mas, o seu objectivo deveria ser o mesmo, isto é, instituições sem fins lucrativos e que pudessem contribuir para a melhoria do Conhecimento, das Artes, da Ciência e Investigação Científica, da Defesa de Causas Sociais enfim,deveriam ser a vanguarda dos Valores e das Ideias com que as Sociedades se desenvolvem e se tornam mais solidárias e humanas.

Claro que, como ajuda do Estado a estes nobres objectivos, beneficiam de inúmeras benesses e facilitismos que deste modo, além de contribuirem para o seu funcionamento também representam o reconhecimento devido ao seu trabalho.

Posta a questão nestes termos, parece tudo muito altruista e belo mas, será que é mesmo assim que as coisas funcionam? Claro que não.

Se os Institutos Públicos são locais priviligiados para a colocação dos amigos e obtenção de mordomias de outro modo difíceis de conseguir, se a maior parte das suas acções é perfeitamente dispensável à sociedade e por vezez conflitual entre si, se na relação deve-haver ficam muito mal na fotografia, só há um caminho a ser trilhado: reestruturar e melhorar o que vale a pena e extinguir todos os outros, o mais rapidamente possível.

Quanto às Fundações, falo agora das privadas, tudo fia mais fino. Hoje em dia qualquer bicho careta lega em testamento ou cria mesmo em vida, uma Fundação, algumas mesmo com um capital miserável e imediatamente toca de se encostarem ao Estado, usando todo o jogo de influências que parece que agora será criminalizado (será mesmo?) para o efeito. E é bem fácil! Primeiro cria-se a Fundação e depois arranja-se maneira de se fazer um ou mais protocolos com o Estado para que seja este a pagar, afinal de contas, o âmbito das suas acções! É a galinha dos ovos de ouro! Só será preciso mais uma pedra de toque para que o quadro fique completo que é o discurso anti-Estado, que o Estado gere mal os seus dinheiros, que deve haver menos e melhor Estado mas, já agora, venha de lá a massaroca...

Fundação, é a Fundação Calouste Gulbenkian. Um verdadeiro oásis e um farol no que deve ser, de facto, uma Fundação. A Gulbenkian dá, cria, subsidia, comparticipa, inova, mantém e tudo sem ser o Estado a pagar as actividades por ela desenvolvidas! Bem pelo contrário, inúmeras vezes é a Gulbenkian que paga as necessidades doa serviços públicos!

Pela mesma razão que atrás invoquei a propósito dos Institutos, também nesta área se deve separar o trigo do joio, mas há tanto joio mascarado de trigo...e tanto lobby de pressão instalado, que será bem mais difícil usar a vassoura.


Champalimaud Centre

Sem comentários:

Enviar um comentário