segunda-feira, 19 de agosto de 2013



VARANDA DOS TRAIDORES


Em Inglaterra, em Londres, na Torre de Londres, existe uma porta que tem o nome de “Traitor’s Gate” (Porta dos Traidores) que, era a porta por onde saíam os condenados à morte a fim de serem executados pelo carrasco que lhes cortava a cabeça com um machado.
Mas, não é da História da Inglaterra que pretendo falar. É da nossa História e bem mais recente, pois em 1640, também em Portugal se usou não uma porta mas uma varanda, para dela ser atirado o traidor Miguel de Vasconcelos que, (des)governava Portugal a soldo dos espanhóis no reinado de Filipe III.
Pois bem, este senhor foi atirado pela janela que dá para a varanda do Palácio da Independência (na foto acima), onde foi morto pelo Povo, pondo fim à subserviência a Espanha e deste modo reganhando a nossa independência e liberdade. Embora português, Miguel de Vasconcelos apenas servia os interesses estrangeiros, ignorando a vontade do Povo e afogando-o em impostos e na miséria.
Ora bem. A Varanda lá continua, Os traidores também por aí pululam e até acabaram com o feriado do dia 1º de Dezembro (talvez por lhes pesar a consciência daquilo que estão a fazer) mas, onde está o D.Antão de Almada?
Sim, porque traidores ao Povo Português, é gente que não falta por aí. Ou não são traidores  todos aqueles que sugam o produto do seu trabalho, auferindo proventos obscenos para os quais não pode haver nenhuma justificação moral e legítima, só possível porque outros traidores assim o legislam e outros assim os defendem? Como classificar as reformas de 175.000€/mês, os ordenados principescos pagos pelo erário público a gestores de empresas falidas, as duplas e triplas reformas acumuladas por alguns ou até as reformas chorudas obtidas por meia dúzia de anos ou ainda as indemnizações enormes pagas aos próprios que as determinaram, etc. Muitos são os vampiros sugadores do sangue generoso do Povo 
Chegámos a um ponto da nossa vida social em que tudo parece ser permitido, desde que seja sempre no sentido de prejudicar os mais fracos, ao mesmo tempo que se defendem privilégios sobre privilégios de uns quantos que giram na órbita dos poderes político e económico, acompanhados por uma bem orquestrada campanha de promoção de molde a que todos possam prestar vassalagem e dizer ámen às ideias e posturas defendidas pelos novos gravatinhas desta geração “youpee” (como sempre atrasados 50 anos em relação ao que se passa/passou nos EUA) e que, essa sim, vivendo bem acima das suas possibilidades, obriga os portugueses ao retrocesso e à insolvência para que o País pague os seus desmandos e roubos. Toda essa cáfila devia ter lugar de destaque na Varanda do Palácio da Independência…


Sem comentários:

Enviar um comentário